CARO - Catena Zapata & Rothschild 2021
Descrição
O aroma é complexo, com notas de frutas vermelhas, figos e mirtilos, além de indicativos de café finamente torrado. Especiarias e frutas secas também são percebidas, evocando o envelhecimento em barril.
Na boca, o vinho é denso e complexo, com taninos finos e acidez refrescante, apresentando um bom equilíbrio. A finesse persistente dos taninos confere uma boa longevidade e uma sensação agradável e suave na boca.
Este vinho vai revelar toda a sua complexidade após o envelhecimento em garrafa.
CARO, para CAtena e ROthschild, apresenta uma identidade argentina carregada pelo Malbec e uma elegância e complexidade devido à sua associação com Cabernet Sauvignon.
A síntese dá um vinho voluptuoso e requintado, que equilibra harmoniosamente a identidade argentina e o estilo bordeaux.
A ideia de uma parceria entre as famílias Rothschild e Catena nasceu em 1999.
A família Catena produz vinhos há quatro gerações.
Seu amplo conhecimento dos terroirs de altitude de Mendoza os coloca entre os produtores de Malbec mais renomados da Argentina.
Ao juntar a experiência incomparável dos Domaines Barons de Rothschild Lafite na produção de um grande Cabernet Sauvignon, seu objetivo é desenvolver um vinho que combina as culturas francesa e argentina e as duas variedades de uvas características de cada família.
Situada no sopé dos picos nevados da Cordilheira dos Andes, a região de Mendoza é conhecida como a melhor região vinícola da Argentina.
Plantados em planaltos entre 800 e 1200 m, os vinhedos de Mendoza estão entre os mais altos do mundo.
Protegida das chuvas no oeste pelas montanhas e dos Pampas no leste, é uma região muito árida.
Os vinhos de Mendoza devem seu caráter ao excecional sol desfrutado pelos vinhedos e às grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite.
Terroir
O vinhedo da CARO se estende por um terreno de 8 hectares em Altamira, no Vale do Uco, ao sul de Mendoza.
As vinhas são plantadas a uma altitude de 1000 m, no antigo leito aluvial do rio Tunuyán.